Hip Hop conquista o RS
Publicação:
A Casa de Cultura Hip Hop, em Esteio, é o primeiro centro dedicado inteiramente ao gênero e cultura Hip Hop no RS. O espaço foi aberto em 2017. Nos últimos cinco anos, o hip hop mudou vidas gaúchas também a partir da Associação da Cultura Hip Hop, fundada em 2016. A entidade hoje é responsável pelo primeiro Museu do Hip Hop brasileiro. Com previsão de inauguração em 2023, o espaço está sendo construído na escola desativada DR. Oswaldo Aranha, na Vila Ipiranga, zona norte de Porto Alegre.
O Hip Hop é um movimento cultural e artístico que nasceu no bairro do Bronx, em Nova Iorque, nos anos 1970, popularizado pelas comunidades latinas, jamaicanas e afro-americanas da cidade que nunca dorme. Já marginalizado de nascimento, o gênero musical e movimento enfrentou preconceitos e desvalorização desde o início.
No Brasil, não poderia ser diferente, ainda mais no Rio Grande do Sul, estado de maioria branca e com forte influência da colonização alemã e italiana. Mesmo assim, contrariando as expectativas, o estado se consolida como polo da cultura hip-hop no país e será palco do Rap in Cena World, maior festival brasileiro do gênero, no mês de outubro. Serão 60 artistas povoando os palcos do evento que acontecerá no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia. Serão 24 horas de shows divididas entre os dias 15 e 16 de outubro.