Porto Alegre em cenas de suspense
Publicação:
O 29º Porto Alegre em Cena será organizado pela empresa Vitor Paulo Ortiz Bittencourt. A inscrição foi homologada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) na terça-feira, dia 21 de julho. O festival é um dos mais importantes da América Latina e ocorre sempre em setembro, mas neste ano a edição ocorrerá, excepcionalmente, entre o final de novembro de 2022 e fim de março de 2023. Justamente por conta do atraso na definição da organizadora. Houve duas tentativas de escolha sem candidatos inscritos.
O festival, já velho queridinho dos porto-alegrenses, colocou a cidade no trajeto de circulação de grandes espetáculos de artistas, como Antunes Filho, Christiane Jatahy, Zé Celso Martinez Corrêa, Fernanda Montenegro, Marco Nanini, Felipe Hirsch, Tom Zé, Deborah Colker, Paulo Autran, Denise Fraga, Georgette Fadel, Matheus Nachtergaele, Marieta Severo, Adriana Calcanhotto, Andrea Beltrão, Drica Moraes, Renata Sorrah, Marcio Abreu, Tulipa Ruiz, Antonio Araújo, Zélia Duncan, Grace Passô (nacionais); e Ariane Mnouchkine, Peter Brook, Pina Bausch, Mats Ek, Bob Wilson, Sasha Waltz, Meredith Monk, Angelica Liddell, Eimutas Nekrosius, Sankai Juku (internacionais); além de muitos outros artistas.
Além dos espetáculos, o Porto Alegre Em Cena promove e enfatiza atividades de cunho educacional, como debates, residências, aulas e oficinas. A proposta é que exista um incentivo para se discutir “a arte além da arte”, oportunizando assim pautas sociais que tangem ao universo dos artistas e do próprio público.